quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Ouça os áudios da entrevista do idealizador do Movimento 'Recicla Picos' à rádio Grande FM

O vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Picos, o advogado Glauber Silva, se desligou da sigla partidária desde o dia 24 deste mês. A justificativa do mesmo seria a sua integração ao movimento social Recicla Picos.
Segundo Gláuber, a organização tem perspectivas de cobrança, principalmente ao Poder Público e não seria conveniente estar ligado ao partido, que atualmente tem integrantes que fazem parte da Administração Municipal.
“O PCdoB é um partido que eu tenho um carinho especial, sou filiado desde os meus 17 anos de idade, é o meu primeiro partido que me filiei. No entanto, a conjuntura, principalmente a conjuntura local, nos levou a isso, a pedir essa desfiliação, haja vista que o PCdoB hoje é um partido da linha de frente do Padre Walmir e nós estamos com esse movimento oposicionista. Um movimento de debate, um movimento social, nominado Recicla Picos”, explicou.
Glauber reiterou que a única razão da sua saída do PCdoB é por conta do movimento e que não ocorreu nenhum desentendimento com integrantes da sigla em Picos. Sobre a perspectiva de voltar a se filiar a algum partido, o advogado não descartou a ideia, mas garantiu que seria um projeto para o futuro.
“Nós estamos em um ano que não é de eleições, o ano de 2019, por isso da importância do movimento Recicla Picos, a gente tem que ouvir o povo, montar estratégias, e filiação partidária, como a própria legislação permite, vai ficar para 2020. Então até lá nós vamos ter tempo para pensar, para ouvir as propostas, para discutir com o grupo, inclusive com esse colegiado de forças que estão nos apoiando nesse movimento social, então não há ainda essa decisão para qual partido ir. Confesso que a gente tem algumas afinidades, algumas amizades, estou recebendo muito bem os convites, agradeço a oportunidade que estão me oferecendo, mas como eu saí agora recentemente do PCdoB, eu quero dar um tempo sem filiação partidária”, acrescentou.
Recicla Picos
De acordo com Glauber Silva o movimento tem como base alguns advogados da região e estão sendo integrados ainda profissionais como médicos, advogados, jornalistas, representantes sindicais, pessoas do Observatório Social, por exemplo. Segundo ele, as diretrizes da ação são menos partidárias e mais sociais.
O lançamento do Recicla Picos irá acontecer nesta sexta-feira, a partir das 19 horas no auditório do Picos Hotel.
Fonte: Daniela Meneses (Grande Picos)

Gláuber Silva deixa partido e poderá lançar pré-candidatura a prefeito

Alegando questões de foro íntimo, o vice-presidente da Executiva Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Picos, advogado Gláuber Silva, pediu desfiliação na última quinta-feira, 24. Ele estava filiado há mais de dez anos e comandou a legenda entre 2011 e 2013.

Gláuber Silva é o segundo membro da Executiva Municipal do PCdoB que pede desfiliação. Ano passado, também alegando questões pessoais, a professora Adnaid Moura Rufino, que exercia o cargo de Secretária das Mulheres, também deixou a legenda.

O advogado Glauber Silva disse que já fez o requerimento ao atual presidente do PCdoB de Picos, Joaquim Guedes e ele aceitou. “Estou desfiliado legalmente do partido e fazendo a informação ao cartório eleitoral nesses dias comunicando a minha saída da legenda” – acrescentou.

Segundo Gláuber Silva, o fato de está encabeçando o movimento social Recicla Picos também contribui para sua desfiliação do PCdoB. “A própria coordenação provisória do movimento achou por bem a gente não ter uma filiação partidária nesse momento, pois queremos fazer um trabalho com ampla participação social e independente”- justificou.

O ex-vice-presidente do PCdoB de Picos disse que foi uma desfiliação tranquila e bem aceita pelas lideranças do partido. A legenda faz parte da base aliada do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), inclusive, comanda a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana.

O fato de o PCdoB está atrelado à gestão municipal também foi fator preponderante para a desfiliação de Gláuber Silva. Segundo ele, o movimento Recicla Picos será um local de debates, de questionamentos da gestão e se ele estivesse filiado a um partido que faz parte da base seria contraditório.

“Isso influenciou minha desfiliação! Foi tema, inclusive, de discussão com a comissão provisória do movimento e achei por bem me desfiliar do PCdoB. Até mesmo para preservar o partido, que poderia sofrer retaliação, sofrer pressão do Palácio Coelho Rodrigues” – pontuou Glaúber Silva.

Além de não prejudicar o PCdoB, Gláuber Silva disse que sua desfiliação foi também para realizar o sonho de ter um movimento social ativo na sociedade. E quem sabe, no futuro ter candidaturas majoritárias e proporcionais com esse novo grupo.

Fonte: José Maria de Barros (JP On Line e GP1)

Nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pretende buscar mais diálogo com associados


Eleita no último sábado, dia 26 de janeiro, para o quadriênio 2019-2023, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos (S.T.T.R) terá como principal meta para esse mandato buscar mais diálogo com os associados. A informação é do presidente eleito da entidade, Francisco Pereira de Sousa, o Tito. 

Em entrevista ao RiachaoNet, o novo presidente declarou que pretende também ter uma aproximação maior com os parceiros do Sindicato, como o Banco do Nordeste, associações de pequenos produtores rurais, Secretaria de Agricultura e a Emater. “Vamos buscar essa proximidade ainda mais afinada para que a gente possa exercer um bom trabalho e honra a confiança que os agricultores nos deu”, disse. 

Eleição

A eleição foi realizada no último sábado em 12 delegacias sindicais com 17 sessões. Apenas uma chapa concorreu à eleição e obteve 1.337 votos, ultrapassando o quórum suficiente de pessoas votantes.

A posse da nova diretoria está prevista para acontecer no dia 2 de março. 

Nova diretoria

Presidente: Francisco Pereira de Sousa

Vice-presidente e Secretária de Políticas Sociais: Maria de Jesus Moura 

Secretária Geral e Formação e Organização Sindical: Francisca da Silva 

Secretário de Finanças e Administração: Antonio Henrique Ribeiro 

Secretário de Políticas Agrícolas e Produção: Ricardo Raimundo de Araújo 

Secretário de Políticas Agrária e Meio Ambiente: João Batista da Silva 

Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultores Familiares: Juscelita Cardoso dos Santos Pereira 

Secretária de Jovens T.R. Agricultores Familiares: Maria Elda dos Santos 

Secretário de Trabalhadores Agricultores Familiares da 3ª Idade: Francisco Cardoso da Silva

Fonte: Riachão Net